mardi 7 septembre 2010

Cinquiéme Jour: La bureaucratie

Começo da semana com uma lista enorme de coisas a resolver. Depois de enfrentar a burocracia brasileira por 2 anos é a vez de conhecer a francesa, todo sonho tem preço. Uma coisa que já aprendi é que tudo aqui em Paris se resolve com máquinas, o contato com pessoas é só em último caso. Então xerox, fotos, impressão, tickets, selos, lavanderia, metrô... tudo se faz através de máquinas e é bom guardar moedas e dinheiro pequeno, pois a maioria das máquinas não devolve troco.
Comecei o dia na fila pra marcar um rendez-vous medicale pra conseguir o Titre de Sejour que é um documento que irá legalizar minha situação aqui de uma vez por todas. Depois fui ao banco pra abrir a minha conta e aconteceu uma situação muito engraçada. A madame Douillard é minha conseiller bamcaire, uma senhora muito simpática que me atendeu com muita calma e gentileza. Ensaiamos um bate papo informal e ela falou sobre a fama dos brasileiros serem chaleureux, enquanto os franceses são frios e tal. Me senti tão confortável como nossa conversa que quando fui me despedir naturalmente me aproximei e lhe dei dois beijinhos de saudação. Ela riu muito, ficou desconsertada e então eu completei: C´est le chaleur de brésiliens!
Bem, depois de um dia inteiro de burocracia em que nem tudo se resolveu a minha maior descoberta foi o moprix, a impressão é de que eu achei o Verde Mar daqui, e claro me apaixonei pelo lugar! Para os amantes da cozinha esse parece ser um lugar indispensável. Fiquei tão feliz e acabei comprando umas guloseimas e apetrechos para o meu quarto, o melhor deles, adivinhem só!!! Uma garrafa térmica!!! Pela primeira vez pude fazer meu próprio café e levar pro quarto. Essa foi uma excelente descoberta. 
O único problema é que tomei tanto café que não consegui dormir antes das 3 da manhã :(
Coisinhas adquiridas no Monoprix

3 commentaires:

  1. Hahahaah! Adorei essa da gerente! Tadinha!
    mas é engraçado pq os franceses beijam todo mundo, mas so quem eles conhecem mesmo :)
    Adorei!

    RépondreSupprimer