lundi 20 septembre 2010

Dix-Septième Jour: Journée du patrimoine

O dia começou cedo e cheio de promessas! Como expliquei esse é o fim de semana que os franceses chamam de "Journée du patrimoine" quando todos os prédios públicos são abertos para visitação gratuita. Com isso resolvemos visitar o Chateâu de Versailles, pois normalmente uma visita até lá custa cerca de 25 euros. Acordamos bem cedo e saímos da maison por volta das 8h, eu, Viviane, Douglas e Renata. Uma paradinha em St Michel para pegar o RER C e buscar a Mari e claro, dei uma perdidinha báscia e até encontrá-la já eram 8:40. Mas, td bem pegamos o trem de 2 andares e fomos em direção ao castelo, sonolentos, mas animados, até que... conferindo o trajeto do trem nos painéis internos, percebi que não íamos na direção correta. Essa não, trem errado! Descemos em um ponto qualquer e procuramos nos informar, dai compramos o bilhete correto que só airia dai a  meia hora, o que nos dava tempo para comprar um lanchinho. Acabamos nos atrasando e saimos correndo para pegar o trem, quando ele chegou, corremos mais um pouco até a porta, pois ele havia parado mais a frente e quando conseguimos alcançar o trem, nos olhamos e... Cade a Mari???? 
Bem, decidimos deixar o trem seguir para não deixá-la pra trás e depois ela aparece com uma coca cola na mão, dizendo que tinah ido comprar o refri, pois entendeu q pegaríamos o trem das 10:48, rs! Tudo bem, pegaremos este então! 
Foi o que fizemos e mais uma viagem de 25 minutos até chegar até lá. Havia uma fila enorme na entrada e fomos logo entrando, no entanto, havia uma outra fila na bilheteria o que era estranho, uma vez que a visita não deveria ser paga nesse dia. Ficamos na fila enquanto a Viviane foi se informar e cerca de meia hora depois chegou dizendo que Versailles não havia entrado na journée e deveríamos pagar pela entrada. A fila da bilheteria era enorme, já era quase meio dia, então resolvemos voltar. Já que vamos pagar melhor que seja por uma visita de um dia inteiro e que esteja mais vazio!
Ainda com intenção de aproveitar o dia resolvemos ir conhecer a casa do Sarkozy, le grand palais, um tempinho até encontrar o local e uh la la...uma fila de ao menos 4 horas! Com fome, sono, dor de cabeça, sugeri irmos comer no cartier latin e depois descanasr no sena!!! Foi o que fizemos. Cheguei em casa exausta por volta das 16h e apesar da programação ter furado, foi tudo lindo, afinal é Paris, aqui se perder é smepre se encontrar!!!

No trem a caminho de Versailles. sono? Imagina...
Versailles ao fundo
Renata, Vivi, eu e Douglas na porta do Chateau
Champs Elysé rumo ao Grand Palais
Flores pelo caminho, nos bem cuidados jardins de Paris
Admirar é o verbo de Paris
O trio no sena
Vivi, carioca animadíssima estreando por aqui!







 
 

2 commentaires:

  1. Que delícia, amiga!!!!!
    É isso aí, não deixa a gente sem notícias, viu?!?
    Beijosssssssssssssss,
    Érika

    RépondreSupprimer
  2. Comer, amar e rezar também são os verbos de Paris =)
    beijos

    Vivi

    RépondreSupprimer