lundi 27 septembre 2010

Vingt et 4ème jour: Monmartre

O domingo frio, cinzento e chuvoso não estava lá muito convidativo, mas vesti meu super-mega casaco impermeável recém adquirido por apenas 21 euros (o tamanho infantil me serviu!) e pensei: Poxa, ainda tem tanta coisa pra eu ver, não vai dar pra ficar em casa! Me juntei a mais 2 colegas da maison (Jandir e Sara), também empolgadas pois recém chegados, e seguimos rumo a sacre coeur em Montmartre. Afinal, domingo é dia de missa!
Montmarte fica exatamente do lado oposto a Cité, pegamos o RER B até a gigantesca e movimentada estação Gare du Nord e em seguida a linha 4 em direção a Anvers. Chegamos a uma pracinha bem cheia e seguimos o fluxo rumo a basílica, como a chuva apertou, demos uma paradinha para o almoço, pedimos o tradicional boeuf bourguignon, uma espécie de carne com legumes ensopada, e o poulet rôti, que é um suculento pedaço de frango assado acompanhado por fritas. Deliciosos os pratos, voilá!

Poulet Rôti

Boeuf Bourguignon
Vale registrar também uma incrível loja de biscoitos pelo caminho, me senti como aquele menino personagem da "Fábrica de Chocolates" quando vai visitar o lugar, uma sensação incrível. Além de linda a "La Cure Gourmande" tem caramelos, doces e biscoitos de todos os tipos que podem ser comprados no quilo ou em latinhas encantadoras.




Depois da comelança seguimos rumo as escadarias da basílica, os livrinhos turísticos avisam que essa região é bastante íngreme e que devemos nos prepara com calçados confortáveis para as subidas. Acho que eles não conhecem BH, quiçá Ouro Preto! Não há muito morros, embora a escadaria seja longa, mas o alto guarda uma vista lindíssima da cidade, agora estou em dúvida sobre qual é a mais bonita, essa ou a do Pompidou! De novo lá embaixo, havia uma banda tocando músicas deliciosas e não resisti a uma dancinha à la Mary Poppins em frente ao carrossel que ficou famoso pelo filme Amélie Poulin (amo!).

Já comecei a pagar mico em Paris, adoro!
Seguimos em direção ao Pigalle com seus inúmeros e incríveis Sex Shops, nada discretos, rebocados por muito neon, mas onde também se encontram peças românticas como essa aí embaixo. 

Momento romântico do passeio
Como fui expulsa da loja depois dessa foto (q antipatia, só pq eu não comprei nada!), seguimos debaixo de chuva rumo ao esperado Molin Rouge, cenário de mais um filme très romantique. Como todo ponto turístico em Paris, principalmente no fim de semana, o lugar estava bem cheio e havia uma fila de todo tipo de  "gentes" na porta. Então, é hora de voltar pra casa, mas não sme antes tirar uma foto nessa espécie de tubo ventilado em frente ao Moulin que também é uma atração por lá.

Meu momento Mary Monroe sem saia!
Para terminar bem o dia, uma noite animada regada a vinhos e queijos na cozinha da maison de onde surgiram ótimas ideias para meus próximos experimentos dançantes, aguardem!!! =)

1 commentaire: