Os RER (A,B,C e D) são os trens que ligam o banlieu a parte central de Paris e são os mais prejudicados durante a greve. O que passa aqui na Cité é o RER B e eles simplesmente fecharam a estação aqui em frente. Quer dizer, não é tão simplesmente assim a greve aqui é bem organizada, eles reduzem a circulação de todos os transportes públicos, mas tudo é informado com antecedência, inclusive a proporção da redução por exemplo 5 por 1, etc. Enfim, acordei super cedo fiz um caminho alternativo e sai num frio de lascar. Me senti uma sardinha em lata quando consegui entrar no bololo da linha 11 e entra no vagão apinhado de gente pra tentar chegar na minha consulta médica. Essa é outra situação cultural que merece parênteses. Os franceses totalmente espremidos dentro do trem, não se olham, não falam, não reagem, só se houve o rangir dos trilhos. Fiquei pensando que se isso fosse no Brasil, o barulho seria maior, tem sempre um que puxa a conversa, fala alto pra qq um responder e começa a reclamar da situação e daí se dá o borburinho todo. Achei bizarro aquilo, de tudo se passar como um dia normal... pas de problemes!
Bem, mas para mim os problemas estavam só começando, quando finalmente consegui me localizar e chegar até a clínica, minha consulta não era naquele dia, eu havia me enganado dessa vez! Tentei discutir mas quando olhei o mail pelo celular a errada era eu, a viagem não foi de todo perdida, pois havia uma desistência e consequi a consulta pra semana que vem. Acho que até lá vou treinar os verbos no passado pra explicar a médica, o que é que eu tinha! Mas, de qualquer forma acho que ainda vale um opinião profissional sobre a minha zica francesa. O pessoal da Maison, diz que eu tenho alergia a primeiro mundo! Vai ver é isso mesmo.
Foi muito difícil voltar pra casa, pois o metrô não chegava até aqui, acabei tendo que caminhar uma parte do trajeto, o que é smepre bom, mas particularmente nesse dia o vento frio e cortante não colaborou.
Pra não passar todo esse perrengue de novo e não me arriscar a noite, acabei perdendo minha primeira aula de francês lá em Creteil! Quando me mudar para o Marais, meus problemas vão diminuir, ma sespero mesmo que governo e sindicato se entendam, pois dizem que dessa vez a greve é por tempo indeterminado!!!
![]() |
| Foto do Le Monde |

Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire