samedi 29 janvier 2011

149ème jour: Le Breton

Hoje comecei a leitura de "La sociologie du corps", mais um livrinho da coleção "Que sais-je?", daqueles que de pequenos só tem mesmo o formato, tamanha a densidade que tenho encontrado nessas leituras. O autor David le Breton, sociólogo e antropólogo, é um autor bastante conhecido na França por seus questionamentos direcionados ao corpo. É dele também o já lido, Adeus ao Corpo, onde as reflexões, por vezes polêmicas, dizem sobre as transformações, nas palavras do autor, do "corpo extremo-contemporâneo" em corpo-máquina sem sujeitos ou afetos, resultado de excessos e derivas.
Já nas primeiras página de "sociologia", o autor fala sobre a condição corporal em uma chuva de afirmações que refletem  as inquietações que a palavra corpo traz em campos diversos. Dentre elas escolhi os trechos abaixos que tangem meus questionamentos de pesquisa:

"Exister, signifie d´abord se mouvoir dans un espace et une durée (...) À travers sa corporéité, l´homme fait du monde la mesure de son expérience. Il se transforme en un tissu familier et cohérent, disponible à son action et perméable à sa compréhension." (LE BRETON, 1992, p.4)  

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire