Todos os dias quando desço do meu studio, a quase qualquer hora, me deparo com vários grupos chineses (des)carregando produtos que vão abastecer os dois supermercados chineses e as várias "tratorias" chinesas da minha rua. Quatro ou mais salões, também chineses,e stão sempre abertos até tarde, inclusive no domingo e, aliás, tem preços bem mais justos. A impressão que tenho é que as famílias imigrantes trabalham em um mesmo negócio e talvez por tamanha disposição estejam tão presentes na cidade. A princípio, achei que fosse a minha rua, na verdade moro em uma parte do bairro onde estão concentrado alguns distribuidores de produtos importados da China; todo tipo de batulaque do tipo estive em Paris. Sim, certamente, aquela tour eiffel que você ganhou de um amigo que veio passear em Paris, veio da China! Então valeria acrescentar: Estive em Paris e fiz um negócio da China! São eles que abastecem a cidade. Não moro propriamente no bairro chinês, mas aqui é possível comprar pacotes de torres por preço mínimo, na verdade, a China Parisiense está em qualquer parte da cidade.
Ontem tive a confirmação máxima quando fui passear pela região da Opera, que eu ainda não conhecia. As luzes de natal já enfeitam as tão famosas galerias, animadas pelo furdunço na rua cheia de mundo, a grande mistura de línguas, corpos de todos os tipos trombando e mais uma vez, a China estava por toda parte. Desde as mais elegantes lojas, os magazines populares (basta olhar as etiquetas das roupas) e as barracas de rua. Mas, certamente, a China não está só nos produtos, mas também na alimentação, na moda, no lazer e tudo que se entenda como mistura. Foi o mais próximo que já estive da China e me impressiona muito a relação dessas pessoas com o trabalho, duro.
Bem, vou ficar devendo umas fotos ilustrativas dessas minhas palavras, mas não será nada difícil fazê-lo. Por hora vamos a Opera que estava lindíssima ontem. É um impacto descer do metrô, subir as escadas, se virar e dar de cara com esse monumento; ainda Paris?
| Operá (vou assistir a um ballet lá no ano novo!) |
| Já é natal? |
| Galeries Lafayette |
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire