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| Le Modulor, de Le Corbusieur |
Música, arquitetura e dança linkadas por um pensamento sobre proporções é nossa proposta inicial para o excitante processo criativo de Metastaesis. Já venho cantando a pedra aqui no blog, mas agora já consigo falar melhor sobre o projeto de performance que tivemos aprovado no Théâtre de la CitéU.
Uma série de amarras involuntárias e super bem vindas foram construindo nosso caminho de criação, o que foi um tanto quanto surpreendente. Primeiro o encontro com Carol e a sintonia entre nós que fez com que viessem à tona as ideias de se trabalhar com vidros, projeções, espaço externo, plástico bolha... realmente, foram muitos os pontos de convergência.
Depois o fato de termos morado na Maison du Brésil e ela estar agora na Fondation Suisse, dois prédios assinados pelo arquiteto Le Corbusier, sendo o primeiro em contribuição com o famoso modernista brasileiro, Lucio Costa. Em seguida veio a descoberta da música de Iannis Xenakis que amarraria toda a trama.
Descobrimos que seus escritos estavam impressos nas paredes de vidro da Maison, que aquelas divisões em concreto que a princípio pareciam aleatórias, haviam sido matematicamente pensadas como música, pura abstração da matéria! Pra aumentar a potência do encontro veio a Elsa, vizinha grega da Carol que simplesmente está fazendo seu doutorado sobre o Xenakis, aliás este ano fez 10 anos de sua morte e algumas manifestações de música e dança podem ser vistas por Paris. Foram tantas "coincidências" que quase acreditei na sorte!
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| Faixada de "vidro musical" na Maison du Brésil |
Bem, com tantos elementos começamos a refletir sobre como transpor toda essa história para nossos corpos. A primeira ideia chegou hoje em uma conversa com a Elsa. Faremos um jogo de espaço baseado no mesmo processo de tradução que Xenakis fez com Le Corbusieur, ou seja, através do Le Modulor. Em nossas leituras sobre a obra do músico e nas conversas com os arquitetos que estão na equipe, descobrimos esse interessante sistema de proporções, mundialmente famosos, que é baseado nas medidas do corpo e foi elaborado pelo próprio Le Corbusieur.
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| Proporções Corporais, Le Modulor |
Xenakis partiu desse princípio para escrever algumas de suas obras "matematico-musicais" e conseguiu transpor o sistema para a música utilizando, por exemplo, uma linha contínua exponencialmente intervalada. Agora nosso desafio é trabalhar com esse desenho de espaço musical escondido nas paredes.
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| Xenakis, rascunho musical |
Elsa e Eduardo, os arquitetos que estão trabalhando conosco no projeto, irão medir as proporções nas quais estão distribuídos os vidros da Maison du Brésil e criarão então nossa "escala dançante". Tentaremos reproduzir tal escala no chão (e pq não nas paredes?) , a princípio produzindo um desenho com fita adesiva, para assim delimitar nosso espaço de movimentação. Aliado a isso traremos adjetivações percebidas na obra Metastaesis (depois falarei mais dela) com a qual decidimos trabalhar, tais como: concentração, multiplicação, contenção e explosão, ou seja, imagens para alimentar e mover o corpo. Enfim, há muito para se dizer e para acontecer, estamos naquele momento de plena contaminação pelo desejo criativo.
Outra boa notícia é que o projeto chamou mesmo a atenção do Théâtre de la CitéU e por conta disso, agora temos um vídeo-maker acompanhando todo o processo de criação para a produção de um posterior documentário. Nada a ver com divulgação e popularidade, não é o caso. A ideia é registrar nossa experiência para que os próximos residentes da Cité tenham-na como modelo de ação. Isso é o que eu chamo de encontro potencial, aliás encontros!




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