Aos pouquinhos a dança vai se aproximando de mim ou eu vou encontrando-a, pouco importa, esse feliz esbarro é inevitável e sempre me faz bem. Como já disse algumas vezes e vale repetir, tive a grande sorte de encontrar um orientador que é uma pessoa extremamente gentil e atenciosa. Assim, tive o privilégio de poder escolher uma biblioteca onde faríamos um rendez-vous de orientação. Escolhi a mediateca do Centro Nacional de Dança, um prédio em Pantin, lindo e totalmente dedicado a dança. Lá fomos nós!
Preciso dizer que mesmo há quase 2 meses em Paris, ainda me emociono e me intimido ao conhecer lugares como esse. Eu já deveria esperar, por algo grandioso, bem cuidado e organizado, mas valorizo muito a oportunidade de poder estar nesses lugares, e quando penso na batalha que foi chegar até aqui, então vejo como preciso ser intensa nessa minha experiência e nesses meus experimentos. Ficamos horas por lá, o Dominique ia se informando e em seguida me explicava tudo na maior paciência, eu fiz uma pesquisa nos arquivos on line sobre movimento de improvisação (detalhe: vários MAC de muitas polegadas disponíveis para os usuários consultarem o catálogo) que é o que mais interessa para a minah pesquisa, por enquanto. Mas, vendo aquele acervo fantástico, que inclui muitos vídeos e áudios que você pode assistir lá mesmo, imagino que irei navegar por outras páginas também. Acho que estuda um pouco sobre a história da dança, será interessante para uma introduçaõ de capítulo, fora que vai me deixar feliz =)
Sai de lá devidamente encarteirada ( pra td aqui na França eles fazem carteirinhas) e com 3 livros em mãos:
- Vu du corps, Nouvelles de Danse - que é um periódico Belga semestral editado pela Contredanse. Esse é o número 48/49 assinado por Lisa Nelson, tem como tema o Movimento e a Percepção e apresenta diversos trabalhos de dança contemporânea.
- Approche philosophique du geste dansé. De l´improvisation à la performance. Dirigido por Anne Boissière Catherine Kintzler. Da coleção Esthétiques et Sciences des arts. Também reúne textos e trabalhos de vários autores/artistas da dança contemporãnea.
- Taken by surprise, A dance improvisation reader. Edited by Ann Cooper Albright and David Gere.
Confesso que não sei por onde começar, mas tenho 4 semanas de diversão garantida que é quando terei que devolver os livros. O CND é um lugar que pretendo frequentar o quanto puder.
Terminamos o dia no café do Pompidou discutindo como o espaço é preenchido pelo movimento dos corpos, pelas experiências, é daí que vem a ideia do mapa mental que eu comecei a ver com o Bauman mas que vai ter link com outro alguém que apareceu por aqui o Meyerson, que pretendo melhor investigar, acho que dai saírá a ponte com as questões da linguagem que desejo observar.
Vale dizer que que a ida ao Pompideou não foi por um mero café, embora delicioso, sai de lá com mais uma carteirinha, ou como dizem aqui abonnement, o que significa que terei desconto em todas as atrações da casa, fora aquelas que serão gratuitas. Minhas idas e vinda por Paris, estão traçando a cidade em meu corpo/mente e acho que tenho feito boas escolhas.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire